terça-feira, 21 de junho de 2011

100 ANOS DAS ASSEMBLÉIA DE DEUS NO BRASIL



Assembleia de Deus: 100 anos de Pentecostes

O que a nossa história nos mostra. Estes 100 anos da AD nos levam a refletir sobre a origem de nossa denominação e de que forma nos portaremos até que o Senhor Jesus retorne. Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE


O INÍCIO DA EVANGELIZAÇÃO PENTECOSTAL EM BELÉM DO PARÁ

- Gunnar e Daniel chegaram a Belém do Pará em 19 de novembro de 1910, sem conhecer pessoa alguma, nem sequer sabendo falar a língua portuguesa. Após desembarcarem do navio, Gunnar perguntou a Daniel para onde iriam, tendo Daniel respondido que deveriam subir uma rua, onde, então, num restaurante, pela primeira vez comeram a autêntica comida brasileira.

- Foram, então, a um parque e ali sentaram num banco de jardim, orando a Deus e buscando orientação. Encontraram uma família que havia viajado com eles e que falava inglês e que indicaram o hotel onde estavam hospedados. Naquela oportunidade, os missionários tinham no bolso a quantia de 4 dólares, equivalente a 16 mil-réis, além de alguns trocados, exatamente o valor da diária do hotel. Foram para o hotel e lá encontraram outras pessoas que falavam inglês, tendo perguntado se conheciam algum pastor protestante na cidade, sendo que ninguém sabia a residência de algum pastor. Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE


A EXPANSÃO DO EVANGELHO PENTECOSTAL PELO BRASIL

- A irmã Maria de Nazaré, a segunda pessoa batizada com o Espírito Santo na igreja em Belém, sentiu a direção de Deus de viajar para o estado do Ceará em 1914. Após quatro dias de viagem de navio, chegou à casa de seus parentes e testificou de Jesus para eles, mas não foi bem recebida. Entretanto, alguns crentes presbiterianos ouviram suas palavras e aceitaram o seu testemunho sobre o batismo com o Espírito Santo e, mais tarde, o Senhor enviou para lá o irmão Adriano Nobre (aquele mesmo que convidara os missionários para a viagem em dezembro de 1911), ocasião em que muitos foram ali batizados nas águas e com o Espírito Santo. Nesse mesmo ano, quando Gunnar Vingren foi até lá, encontrou duas igrejas, uma com 70 membros e outra, com 40, frutos da semente que a irmã Maria de Nazaré plantara.

- Um lavrador no Pará, também membro da Igreja, chamado Joaquim Batista de Macedo, também recebeu revelação de Deus para ir ao Nordeste, para os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, testificando de Jesus por todos estes lugares. Quando retornou da viagem, contou seu testemunho de como Jesus começou a salvar, curar e a batizar com o Espírito Santo.

- Em 1912, Gunnar Vingren consagrou o primeiro pastor brasileiro, o irmão Isidoro Filho, que foi colocado na direção da igreja em Soure e, no início de 1913, o irmão Absalão Piano também foi separado para o pastorado e passou a dirigir a igreja em Tajapuru. Como Paulo e Barnabé, Gunnar e Daniel não tinham qualquer preocupação em criar “impérios eclesiásticos”, separando obreiros para cuidarem das igrejas que iam se formando.

Um comentário: